AGENDAMENTO DE CONSULTA
TEL. 11. 5090-1244

Preenchimento


Novos preenchedores trouxeram mais segurança e a possiblidade do aumento do numero de indicações e tratamentos com aspectos mais naturais e individualizado para cada paciente


Face


O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, vincos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área da pele com a depressão, elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto.

A técnica pode ser realizada no consultório do dermatologista, sob anestesia com pomada anestésica, ou sem anestesia, pois alguns preenchedores já tem anestésico na sua formulação. Os anestésicos tópicos, sob a forma de cremes ou pomadas, são aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento e atenuam o desconforto das injeções do produto.

A técnica é muito utilizada para atenuar o sulco nasogeniano (prega que vai do canto do nariz ao canto da boca, também chamada de “bigode chinês”) ou as rugas ao redor dos lábios (chamadas de “código de barras”).

Também é usado para aumento labial, correção de cicatrizes de acne e reposição de volume e redefinição dos contornos do rosto e de áreas do corpo onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento.

Preenchedores temporários e definitivos

Entre as substâncias mais utilizadas para realizar o preenchimento cutâneo estão o ácido hialurônico.

O ácido hialurônico (Esthelis, Juvederm, Perfectha, Rennova, Restylane, Surgiderm, Teosyal, Stylage, Emervel, Princess, dentre outros) é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, é o mais utilizado dos preenchedores.

Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da pele, dispensa testes prévios, pois raramente provoca alergia. A duração do preenchimento varia entre 6 a 18 meses, sendo necessária nova aplicação após este período. A longo prazo, estudos mostram que ele estimula a produção de colágeno no paciente tratado.

Muito usado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, para aplicação em rugas finas, como as ao redor dos olhos ou dos lábios e uma forma para aplicação profunda e em maior volume, para remodelamento dos contornos faciais. Pode ser aplicado no aumento do volume labial, nas mulheres com lábios muitos finos ou com lábios que perderam volume devido ao envelhecimento.

Há o chamado implante definitivo, ou seja, ele não é absorvido pelo corpo. O metacrilato é um exemplo de preenchedor definitivo. Por não ser reabsorvido pelo organismo, seus resultados são duradouros, mas pode ter mais eventos adversos, por isso só é permitido seu uso em pacientes imunossuprimidos, como no tratamento da lipodistrofia decorrente do tratamento de pacientes com HIV/AIDS.

Preechimento com estímulo à produção de colágeno

Outros preenchedores buscam o estímulo à produção de colágeno pelo organismo, que será o responsável pelo preenchimento das rugas. Entre eles estão o ácido polilático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). Sua indicação dependerá de minuciosa indicação do seu médico dermatologista.

Orientações pré e pós-tratamento

A aplicação é feita no consultório do médico, com paciente sentado ou semi-sentado. Todo material para aplicação do produto é descartável (seringas, luvas, gazes). O tratamento é praticamente indolor, mas para pessoas sensíveis pode-se aplicar um creme anestésico local para aumentar o conforto do paciente. Geralmente o procedimento dura em torno de 40 minutos. O paciente pode retornar ao trabalho logo após o procedimento, após tratar pequenas rugas e sulcos; ou permanecer em repouso até o dia seguinte, nos casos de restauração de volume facial.

Os resultados aparecem logo após o tratamento e, para mantê-los, sugere-se nova aplicação a cada 6 ou 12 meses.

O uso de injeções em qualquer indivíduo pode causar desconforto, inchaço, hematomas que podem ser disfarçados com maquiagem. Contra-indicações e complicações temporárias podem existir após vários procedimentos médicos, mas os riscos são reduzidos se forem respeitadas as recomendações preconizadas.

O procedimento cosmético ideal deve trazer grandes benefícios, ser seguro, eficaz, ter poucos efeitos colaterais e ser reversível caso o paciente tratado não goste do resultado. O tratamento com o ácido hialurônico para preenchimento tem essas qualidades que tornam seu uso um dos mais gratificantes procedimentos que podemos oferecer aos nossos pacientes na área de atuação da Cosmiatria.

Érica Monteiro – CRM 87350-SP RQE 85687
Dermatologista




Veja também