AGENDAMENTO DE CONSULTA
TEL. 11. 5090-1244

Toxina Botulínica


Interfere na capacidade de contração da musculatura e, por isso, suaviza as linhas de expressão. (Botox®)


Rugas de expressão


1- Desde quando se usa a toxina botulínica?

A toxina botulínica é utilizada há muito tempo por várias especialidades médicas, como a Oftalmologia e a Neurologia para o tratamento de doenças como estrabismo, dor de cabeça, torcicolos. Há mais de 10 anos é aplicada na Dermatologia para atenuar rugas da face.

2- Quais são as toxinas botulínicas disponíveis no Brasil?

No Brasil, 4 toxinas botulínicas do tipo A estão disponíveis para uso médico (estético e/ou terapêutico): BOTOX, DYSPORT, PROSIGNE, XEOMIN e BOTULIFT. Todas têm aprovação da Agência Nacional de Saúde (ANVISA).

3- Qual a importância da toxina botulínica para o rejuvenescimento facial?

O uso da toxina botulínica revolucionou o tratamento para rejuvenescimento facial. Este procedimento tornou dispensáveis as grandes cirurgias faciais e os longos períodos de recuperação pós-operatória para quem deseja minimizar as marcas do tempo. Tornou-se um dos recursos mais procurados na atualidade, pelos seus resultados rápidos, eficientes e seguros. A toxina botulínica promove o relaxamento dos músculos que causam rugas na face, com isso a expressão fica naturalmente suave, diminuindo linhas e vincos.

4- Como é produzida a toxina botulínica?

A toxina botulínica é obtida a partir um microrganismo, uma bactéria chamada Clostridium botulinum, com modernas técnicas laboratoriais. Na medicina, utilizam-se pequenas doses no tratamento de várias doenças, como estrabismo, dores de cabeça, contraturas musculares e muitas outras.

5- Como é feita a aplicação da toxina botulínica?

A aplicação é feita no consultório do médico, com paciente sentado ou semi-sentado. Todo material para aplicação do produto é descartável (seringas, luvas, gazes). O tratamento é praticamente indolor, mas para pessoas sensíveis pode-se aplicar um creme anestésico local para aumentar o conforto do paciente.

Geralmente o procedimento dura em torno de 20 minutos.

6- A partir de que idade pode-se usar o produto? Posso trabalhar após a aplicação?

Pode ser usado em qualquer idade desde que sejam consideradas as expectativas de cada pessoa e a indicação do procedimento. O paciente pode retornar ao trabalho logo após o procedimento.

7- Como são os resultados?

Resultados aparecem cerca de 02/03 dias após a aplicação, podendo ter início mais tardio em alguns pacientes (em torno de 5-7 dias). Para manter os resultados, sugere-se nova aplicação a cada 04-06 meses.

8- Quais são os efeitos colaterais da aplicação da toxina botulínica?

O uso de injeções em qualquer indivíduo pode causar desconforto, inchaço, hematomas que podem ser disfarçados com maquiagem. Contra-indicações e complicações temporárias podem existir após vários procedimentos médicos, mas os riscos são reduzidos se forem respeitadas as recomendações preconizadas.

9- Pode-se fazer aplicação de toxina botulínica junto com outros procedimentos estéticos?

Dependendo do paciente os resultados são melhorados pela associação com outros procedimentos: “peelings” químicos, técnicas de preenchimento, remoção de bolsas de gordura, LASER.

10- Quais são as vantagens do uso da toxina botulínica?

O procedimento cosmético ideal deve trazer grandes benefícios, ser seguro, eficaz, ter poucos efeitos colaterais e ser reversível caso o paciente tratado não goste do resultado. O tratamento com a toxina botulínica tem essas qualidades que tornaram seu uso um dos mais gratificantes procedimentos que podemos oferecer aos nossos pacientes na área de atuação da Cosmiatria.




Veja também